Governo do Distrito Federal
2/05/23 às 17h00 - Atualizado em 29/04/24 às 17h32

Perfil do Pró-Reitor

Nome: Guilherme Baroni Morales

Formação acadêmica: Licenciado em Ciência Biológicas; Mestre em Ensino de Ciências

Cargo em Comissão: Pró-reitor de Desenvolvimento Regional e Sustentável

Breve currículo: Possui graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade de Brasília (2010) e mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC-UnB). Durante sua trajetória acadêmica e profissional, foi bolsista REUNI e monitorou estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Sua experiência abrange a área de Biologia Geral, com ênfase em Ensino de Biologia e Ciências, destacando-se na elaboração de propostas pedagógicas inovadoras com o uso de recursos como filmes, livros e jogos.

Além disso, coordenou atividades de educação e divulgação científica no Planetário de Brasília, onde gerenciou a captação de recursos pedagógicos e tecnológicos, bem como a execução de projetos em astronomia e ciências correlatas. Contribuiu significativamente para a consolidação da Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica de Brasília (RedeCIÊNCIA), que reúne instituições públicas dedicadas à promoção da ciência.

Desde 2014, é professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, onde se envolveu em programas institucionais e projetos de iniciação científica. Coordenou diversas olimpíadas científicas, como a OBMEP, a OBR e a OBA, contribuindo para o estímulo da excelência acadêmica entre os estudantes.

Assumiu papéis de liderança na gestão de programas e projetos institucionais voltados para ciência, tecnologia e inovação, incluindo as posições de gerente de Fomento à Atividade Científica e Tecnológica Educacional e gerente de Desenho e Fomento a Projetos na Subsecretaria de Educação Básica da SEEDF. Tem experiência com planejamento estratégico e implementação de políticas públicas.

A partir de 2022, desempenhou a função de gerente de Inovação Didático-Pedagógica na Universidade do Distrito Federal – UnDF e, atualmente, ocupa o cargo de Pró-reitor de Desenvolvimento Regional e Sustentável na mesma instituição. Além disso, é consultor Ad hoc da FAPDF e membro do Conselho Editorial da revista científica Com Censo Jovem.

Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4889387817127050

Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes - UnDF

Governo do Distrito Federal

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815