Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/23 às 19h50 - Atualizado em 12/06/23 às 20h07

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF, recebeu, na manhã desta segunda-feira (12), os primeiros professores e tutores da carreira de Magistério Superior aprovados em concurso público realizado em 2022. Os docentes participam da Semana de Acolhimento organizada pela Universidade. O objetivo do encontro é compartilhar informações sobre a criação da universidade – marcos legais, diretrizes e princípios, além de promover a integração do novo corpo de servidores. A programação foi aberta com café da manhã e seguirá até a próxima sexta (16) e contará com debates com convidados que participaram do processo de estruturação da instituição, lançamento de livro e atividades culturais.


Na abertura do evento, a Reitora
Pro Tempore da UnDF, Simone Benck, deu as boas-vindas aos docentes ressaltando a importância e o papel de cada professor na construção conjunta de um novo caminho para a educação superior pública distrital.  Benck relembrou todo o percurso percorrido para a criação da UnDF, as discussões em torno da realização do primeiro concurso para docentes e do processo seletivo dos estudantes – recentemente lançado e que segue aberto até o dia 21 deste mês – e sobre o papel da instituição para a população do DF. 

 

“Não é uma universidade que procura, de imediato, desenvolver a pesquisa de ponta para exportação de talentos.  É uma universidade que pretende procurar e desenvolver aprendizagens em cidadãos do DF e do Entorno que retornem na prestação de serviços e que façam com que essas pessoas, enfim, tenham uma oportunidade séria de aprender”, destaca a Reitora Pro Tempore Simone Benck.

 

Na sequência, o Cientista Digital e Conselheiro Acadêmico do Inteli, professor Maurício Garcia, falou aos docentes sobre o tema “Metodologias problematizadoras na educação superior e práxis na Universidade”. Em sua abordagem, Garcia fez um resgate do contexto histórico e os impactos das mudanças da sociedade como uma ferramenta necessária para implementação de novas metodologias pedagógicas considerando localização e condições socioeconômicas dos estudantes a que se pretende alcançar com as diretrizes adotadas pela UnDF e preconizadas desde a sua concepção pela Lei Complementar nº 987, de 2021.

 

Para a Pró-reitora de Graduação, Alessandra Edver, a chegada dos primeiros 80 tutores e professores da carreira Magistério Superior representa um marco para a UnDF. “Trabalhamos há mais de quatro anos para a construção do chão dessa Universidade. Foram elaboradas inúmeras leis, editais, normativos, documentos orientadores e pedagógicos basilares e fundantes para construção dessa universidade tão sonhada pela população do DF e da RIDE há mais de 30 anos. O dia de hoje chegou, e é tempo em que podemos ver as paredes já sendo levantadas, os cômodos divididos ou mesmo organizados em um conceito aberto em que os diálogos são e serão sempre muito bem-vindos. Os professores e tutores vêm com a chancela de inaugurarem o espaço de construção de teias das aprendizagens junto aos estudantes, são os que estarão na ponta materializando o corpo vivo da universidade”, comemora.

 

Aprovado em primeiro lugar para o cargo de professor com habilitação em Teatro, Jorge Marinho participou das atividades deste primeiro dia de acolhimento. “Está sendo muito importante para termos uma noção mais concreta do significado da UnDF para o DF e para a RIDE e para orientar o nosso trabalho não só no campo do ensino, mas também no campo do afeto, do acolhimento aos estudantes que virão cheios de expectativas e esperanças para que consigamos criar um contexto de oportunidade para essas pessoas”, ressalta o professor.

 

As atividades da Semana de Acolhimento aos Docentes da UnDF acontecem pela manhã e à noite no campus Norte da UnDF e seguirão até a próxima sexta (16).

 

Primeiros profissionais
O edital do primeiro concurso da UnDF foi lançado em 22 de junho de 2022, com oferta de 350 vagas para provimento imediato e mais 1.050 para cadastro reserva, distribuídas entre os cargos de professor e tutor de educação superior.

 

O secretário de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), Ney Ferraz, pontuou: “Hoje, estamos concretizando a convocação dos primeiros 80 servidores públicos concursados da instituição. A chegada deles demonstra todo o compromisso do governador Ibaneis Rocha com a concretização de termos a primeira universidade pública do Distrito Federal”.

 

Os primeiros 80 professores e tutores convocados da UnDF vão lecionar, inicialmente, em nove cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológico no Campus Norte da UnDF, localizado no Lago Norte. Há previsão de nomeação de 350 docentes para composição futura dos quadros e atuação nos campi de Ceilândia e Granja do Torto – estruturas ainda em fase de projeto.


Inaugurado em 28 de junho de 2022, o Campus do Lago Norte atenderá, principalmente, alunos vindos de Sobradinho e Sobradinho II, Planaltina, Planaltina de Goiás, Paranoá, Itapoã e Varjão, além de moradores de áreas rurais dessas regiões.

 

Histórico
A atual gestão tornou realidade um projeto sonhado desde a inauguração de Brasília: a Universidade do Distrito Federal. Em 28 de junho de 2022, com investimento de R$ 1,2  milhão, foi inaugurado no Lago Norte o primeiro campus da UnDF, instalado em um prédio de 6,2 mil m², com 42 salas para uso pedagógico e administrativo, no CA 02 do Lago Norte.

 

No mesmo dia, foi lançada a pedra fundamental do segundo campus, a ser construído no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), em frente à Granja do Torto. Com investimentos de R$ 56 milhões, esse campus vai abrigar as faculdades de Engenharia, Tecnologia e Inovação, além da reitoria e laboratórios para pesquisas de alta tecnologia elaboradas em parceria com instituições do Brasil e de outros países.

 

A UnDF é a primeira universidade criada e mantida pelo GDF. Leva o nome do professor Jorge Amaury Maia Nunes, falecido em 2021, que foi um dos líderes da luta pela criação da entidade. A ideia da Universidade do DF nasceu juntamente com a criação de Brasília, mas só saiu do papel efetivamente em 2021. Em 2018, virou compromisso de campanha do então candidato Ibaneis Rocha. Em 19 de março de 2020, já governador, ele encaminhou à Câmara Legislativa o projeto de lei complementar  nº 34/2020, criando a UnDF. O projeto foi aprovado em 23 de junho de 2021.

 

Quase um ano depois, em 28 de julho de 2021, o chefe do Executivo sancionou a lei que cria a UnDF. À época da criação, o DF era uma das cinco unidades federativas do Brasil que não tinham universidade pública estadual, ao lado de Sergipe, Acre, Rondônia e Espírito Santo.

 

Com informações da UnDF

 

Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes - UnDF

Governo do Distrito Federal

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815