Depoimentos de estudantes refletem momento histórico para o Distrito Federal
Termina nesta sexta-feira (21), o período de matrículas dos aprovados no primeiro Processo Seletivo Estudantil da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF. Ao longo da semana, os estudantes compareceram ao Campus Norte da instituição para a efetivação da matrícula e a entrega de documentação.
No total, foram aprovados em primeira chamada 360 candidatos para os cursos superiores de Pedagogia, Matemática, Serviço Social, Produção Cultural, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Gestão Pública, Tecnologia da Informação e Gestão Ambiental.
Rosângela Peixoto, chefe da Secretaria Acadêmica Geral da UnDF
Na avaliação de Rosângela Lopes Cruzeiro Peixoto, chefe da Secretaria Acadêmica Geral da UnDF, a universidade está cumprindo o seu papel de dar mais oportunidades para as pessoas que necessitam de uma instituição pública de ensino superior e com horários acessíveis.
Sobre a chegada dos primeiros estudantes da UnDF, Rosângela Peixoto não esconde a emoção. “É a concretização de um sonho, de poder estar realmente colocando em prática um projeto. Quando você vê materializado, que tem pessoas que estão ali e que também ansiavam por isso. Você ouve as histórias, os depoimentos dos pais e dos próprios estudantes, então, tudo isso é muito importante e é emocionante ver o projeto se concretizando”, enfatizou.
——————————– Depoimentos ——————————–
Jheniffer Caroline Pimenta Rabelo, 18 anos
A estudante Jheniffer Caroline Pimenta Rabelo, 18, moradora de Ceilândia, matriculou-se no curso de Pedagogia da UnDF. “Estou bem feliz e ansiosa. Eu não estava esperando e fiquei muito feliz quando vi meu nome no post do Instagram. Nem acredito ainda. Minha família me disse que eu vou entrar para a história porque vou fazer parte da primeira turma da UnDF”, completou. A advogada Gisele Beatriz, irmã de Jheniffer, lembrou da emoção ao ver o resultado: “Na nossa família são poucas as pessoas que tiveram a oportunidade de uma universidade pública, então, ela é a segunda que está indo e nós estamos muito felizes”.
João Victor Barbosa da Silva, 22 anos
João Victor Barbosa da Silva, 22, morador do Noroeste, é estudante do curso de Serviço Social. “O DF tem diversas contradições muito específicas que às vezes, por exemplo, o curso da UnB não abarca, mas que talvez uma universidade que seja daqui do DF esteja pensando. Estou curioso sobre o novo corpo de professores e como está sendo elaborado isso tudo”.
Dionata dos Santos Silva, 29 anos
Aprovado para Engenharia de Software, Dionata dos Santos Silva, 29, foi o quarto classificado pelo sistema de cotas. “Os cotistas geralmente são estudantes que já trabalham, então, fazer um curso integral em uma universidade que tem uma carga muito alta, demanda muito. Fazer o curso aqui, num único turno, com carga horária que dê para trabalhar e se manter é muito importante”, destacou.
João Pedro Brandão de Oliveira, 21 anos
João Pedro Brandão de Oliveira, 21, novo estudante de Matemática, contou que escolheu o curso pela facilidade que tem com o conteúdo. “Por esse fator, eu acho que vai ser tranquilo para mim. É claro que o curso é difícil, mas, acredito que vai dar tudo certo”, apontou.
Amanda Soares Araújo, 21 anos
Moradora de Sobradinho, Amanda Soares Araújo, 21, foi aprovada para o curso de Produção Cultural. “Eu sempre gostei de trabalhar com eventos. Sou publicitária e a minha expectativa para o curso é de que ele vai complementar a minha vida acadêmica e abrir mais portas”, detalhou.
Victor Ramos da Silva, 20 anos
O estudante Victor Ramos da Silva, 20, do curso de Gestão Pública, mora próximo ao Paranoá. “Eu espero encontrar a minha realização profissional e, principalmente, continuar defendendo uma educação pública de qualidade que é um direito de todos”, ressaltou.
Henri Batista Diop, 31 anos
Henri Batista Diop, 31, foi aprovado para o curso de Sistemas de Informação. Morador do Cruzeiro Novo está retomando os estudos. “Optei pelo curso pelo mercado de trabalho, que é amplo”.
João Gabriel , 18 anos e seu pai, Severino Figueiredo
Também matriculado no curso de Sistemas de Informação, o estudante João Gabriel Dias Figueiredo, 18, morador do Guará I, celebrou a criação da UnDF. “Acho que esse projeto já deveria ter sido feito há muito tempo. Aqui, a gente carece de uma universidade que seja do DF e eu acho que tem tudo para dar certo”.
Carlos Hiago Marques de Souza, 26 anos
Matriculado no curso de Gestão Ambiental, Carlos Hiago Marques de Souza, 26, morador de Vicente Pires, contou que, por várias vezes, tentou ingressar em outros processos seletivos na área ambiental, mas não obteve sucesso. “Eu sempre quis fazer um curso voltado ao meio ambiente. Quando eu vi que poderia usar a minha nota do Enem em 2018 – minha melhor nota no exame – eu fiquei muito feliz. Estava com medo de não me classificar dentro do número de vagas da banca de heteroidentificação, mas passei. Agora estou aqui e vou me dedicar ao curso”.
Daniela Marques da Cruz, 20 anos
A estudante Daniela Marques da Cruz, 20, moradora do Plano Piloto, foi aprovada no curso de Gestão de Tecnologia da Informação e aguarda o início das atividades. “Minha expectativa está alta, ainda mais que é um curso que está crescendo no mercado e é pouco tempo para concluir (2 anos e meio). Então, estou bem ansiosa para começar as aulas. Meu pai é formado em TI, então ele me falou que seria uma ótima opção, explicou como seria o curso e aí eu me animei”, enfatizou.
→ Segunda Chamada
De acordo com Rosângela Lopes Cruzeiro Peixoto, chefe da Secretaria Acadêmica Geral da UnDF, após a análise das vagas remanescentes da primeira chamada, a instituição publicará a convocação para a segunda chamada. “As vagas serão ofertadas aos candidatos de acordo com a classificação. Nosso intuito é que não tenham vagas ociosas”.
As aulas estão previstas para começar no dia 31 de julho. Na próxima semana, entre os dias 25 e 28, será realizada a Semana de Acolhimento aos Discentes da UnDF com atividades pedagógicas e culturais no Campus Norte, no Lago Norte.
Governo do Distrito Federal
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815