Estudantes do curso de Sistemas de Informação desenvolveram, no primeiro mês de aula, jogos com temáticas como Aquecimento Global, Poluição Ambiental, Incêndio no Cerrado
Gamificação, design de produto, uso de plataformas de criação de jogos e abordagem de problemas reais do cotidiano estão entre as temáticas trabalhadas na atividade pedagógica ‘Batalha de Jogos’, desenvolvida dentro da Unidade Curricular ‘Projeto Aplicado’, do curso de Sistemas de Informação, da UnDF. A competição aconteceu na manhã desta segunda-feira (28), no Campus Norte da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF, e contou com a participação de 40 estudantes da graduação, divididos em sete equipes. Ao final, uma votação popular definiu como projeto vencedor, o trabalho desenvolvido pela grupo 4. .
“A unidade curricular ‘Projeto Aplicado’ traz uma miscelânea de projetos que podem contribuir com a formação profissional do estudante, levando-o mais para o campo profissional, ao trabalhar com cenários fictícios e outros práticos, com demandas da própria sociedade ou demandas empresariais, por exemplo”, explica o professor Antônio Martins. “Como os estudantes acabaram de ingressar no curso e são muito jovens, alguns deles não tiveram contato algum com a tecnologia da informação ou programação estruturada – que é um conjunto de ações que um determinado programa vai executar – e que são questões tecnológicas anteriores ao curso”, completa o professor.
O evento centrou-se, sobretudo, no desenvolvimento de sete jogos interativos por parte das equipes de estudantes. Para desenvolvimento desses projetos, eles fizeram uso da plataforma Scratch, desenvolvida pelo MIT. Este recurso baseia-se no paradigma de programação orientada a objetos. Além disso, cabe ressaltar que as temáticas escolhidas pelos participantes desses jogos foram diversas, atuais e contextualizadas com a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno – RIDE, tais como: Poluição ambiental, incêndio no cerrado; O processo de ensino-aprendizagem de matemática; A importância da vacinação; O dia-a-dia na UnDF, Aquecimento Global; entre outros.
GRUPO 1 – LEXTOSPIROSE ADVENTURES ESTUDANTES CRIADORES
GRUPO 2 – INÍCIO DAS AULAS E SUAS DIFICULDADES – ESTUDANTES CRIADORES
“Eles me surpreenderam muito, pois desenvolveram jogos macro, jogos complexos, com uma programação madura para domínio deles e pelo tempo deles na Universidade. A maioria se desenvolveu pelo potencial próprio e pela relevância da atividade. Não haviam tido contato com a linguagem ainda”, explica Antônio Martins. “Momentos assim rompem com aquele paradigma de atividade corriqueira, de universidade, de ambiente escolar, do ensino tradicional, então, os estudantes se interessaram mais, se empenharam mais e ficaram muito satisfeitos de estarem desenvolvendo um produto e não apenas escrevendo textos, fazendo provas ou resolvendo questões objetivas”, finaliza entusiasmado o professor de Sistemas de Informação.
GRUPO 3 – VaxxGuard – ESTUDANTES CRIADORES
Segundo Antônio, o profissional formado no curso de Sistemas de Informação poderá trabalhar em diversos segmentos da indústria como segurança cibernética, segurança de dados, desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento de softwares, com ampla atuação em diferentes vertentes e segmentos, como a área da saúde, indústria petroquímica, indústria automotiva, entre outros. “O mercado de trabalho tem potencial, principalmente, por conta das questões tecnológicas. Eu acredito que é a profissão do momento, de acordo com a relevância social e a dimensão dessa profissão, é claro”, disse Antônio.
GRUPO 4-WILDFIRE HEROES ESTUDANTES CRIADORES
Breno Amorim, de 20 anos, membro do grupo 7, explica que a sua equipe buscou, desde o princípio, desenvolver um jogo que fosse sócio educativo. “Por isso a nossa ideia foi trabalhar com a matemática, que é uma linguagem universal. A aplicabilidade do jogo é para todos, mas buscamos focar nas crianças, com cálculos da matemática básica, como soma e subtração. Nos inspiramos no Pokémon, que fez muito sucesso e ainda faz, para desenvolvimento das interações, dos cenários. Tecnicamente usamos o scratch*, para desenvolver o jogo, mantendo a lógica de programação, para as crianças poderem desenvolver o mesmo jogo e ficar interativo para elas também”, explica o estudante.
GRUPO 5 – CERRADO WILDFIRE SURVIVAL – ESTUDANTES CRIADORES
GRUPO 6 – BSB RUN – ESTUDANTES CRIADORES
Já para o grupo de Karoline Costa, de 21 anos, o jogo teve como temática central o Incêndio no Cerrado. Segundo eles, a situação problema foi escolhida por ser muito recorrente, não apenas em agosto, que é o mês mais seco e com baixa umidade, mas porque deve ser tratado com cuidado independente do período do ano. “Escolhemos uma plataforma para desenvolver o nosso jogo que lembra muito Mario Bros, com estilo mais retrô, em pixels, onde o jogador com o passar das fases, imerso nesse cenário, vai recuperando animais silvestres, usando suas vidas e protegendo vidas com os extintores do jogo”, explica a estudante.
GRUPO 7 – Jornada de Pitágoras – ESTUDANTES CRIADORES
“Essa foi uma experiência memorável, pois aprendemos a trabalhar em equipe para execução dos códigos, dos cenários, e eu posso dizer que nesse curto espaço de tempo da Universidade, já tendo a oportunidade de fazer esse tipo de trabalho, é muito gratificante. Eu só vejo sucesso à frente”, finalizou Karoline.
**Scratch é uma linguagem de programação visual que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Sua dinâmica de funcionamento é bem simples e intuitiva, pois trabalha com blocos para montar, tipo LEGO.
Grupo 1 Lex-Tospirose Adventures
Grupo 1
Lex-Tospirose Adventures
“O jogo acompanha nosso protagonista, o ratinho Lex-Tospirose, que através de um jogo de plataforma precisa sobreviver a um ambiente inóspito criado pelo ser humano, um esgoto com dejetos humanos e tantos outros perigos à vida do nosso ratinho, ao final do jogo Lex precisa se curar das doenças as quais ele é vetor.” https://scratch.mit.edu/projects/886717068/
Grupo 2 – UnDF Start
Grupo 2
Decidimos como temática do jogo o primeiro dia de aula e suas dificuldades, o mago representa todas essas dificuldades e o objetivo do jogador é chegar na sala de aula. O jogador deve responder as perguntas com as pistas que estão pelo cenário.
Link: https://scratch.mit.edu/projects/886496503
Grupo 3 VaxxGuard
Grupo 3
VaxxGuard
É um jogo com temática sanitária, baseado em vírus, onde o jogador controla a vacina e sua capacidade de derrotar os vírus que descem pela tela. Ele nos proporciona uma experiência lúdica e divertida sobre a situação de pandemia por meio de cenários que representam diferentes lugares no globo.
Link: https://scratch.mit.edu/projects/886648998
Grupo 4 Wildfire Heroes
Grupo 4
Wildfire Heroes – O VENCEDOR DA BATALHA
O jogo Wildfire Heroes, inspirado nos clássicos jogos de plataforma, proporciona a imersão do jogador no mundo de combate ao incêndio. De modo a integrar desde a conscientização até o raciocínio lógico, suscita debates atemporais!
Link: https://scratch.mit.edu/projects/886510796
Grupo 5 Cerrado: Wildfire Survival.
Grupo 5
Cerrado: Wildfire Survival.
“Para a temática do jogo decidimos abordar a questão do desmatamento no cerrado, também trouxemos alguns outros detalhes que implicam de forma negativa nesse bioma, como por exemplo: o descarte de lixo inadequado, os troncos mostrando o desmatamento por culpa de atividades agropecuárias, a bituca de cigarro que pode ser um causador da queimada. Toda a ambientação do jogo é autoral, trouxemos vários elementos que podem ser encontrados no cerrado, um ambiente em que vivemos e devemos cuidar para que nossos animais vivam e não apenas sobrevivam.”
Link: https://scratch.mit.edu/projects/886473616
Grupo 6 BSB RUN
Grupo 6
BSB RUN
“Nossa proposta foi entregar um jogo de plataforma que traz como temática as dificuldades relacionadas ao transporte que os alunos passam até chegar à universidade. Esperamos representar grande parte dos estudantes e também chamar atenção para nossa necessidade coletiva em forma de crítica.”
Link: https://scratch.mit.edu/projects/886536542
GRUPO-7-Jornada-de-Pitagoras
Grupo 7
Jornada de Pitágoras
“O jogo tem como objetivo conduzir Pitágoras através das fases e responder questões de operações matemáticas!! Foi escolhido o tema matemática por ser uma linguagem universal onde qualquer pessoa pode jogar. A cada 3 pontos o jogador passa para o próximo nível e, se acumular 5 erros, é game over.”
Link: https://scratch.mit.edu/projects/885563469
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