Programa
Mestrado Profissional em Saúde da Família
Histórico
O PROFSAÚDE é um programa de pós-graduação Stricto sensu em Saúde da Família, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e aprovado em 2016. O mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída de 45 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz. O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são instituições demandantes e financiadoras deste projeto. O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa atender a expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação.
O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, tem duração mínima de 18 (dezoito) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses; possui carga horária de 975 horas, compreendendo 9 (nove) encontros síncronos (presenciais) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os discentes do curso precisam estar atuando na Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (ESF/APS) para desenvolver a formação. As instituições de ensino superior (IES) que integram a Rede Nacional do PROFSAÚDE são denominadas “instituições associadas” e são responsáveis pela execução do curso localmente.
O PROFSAÚDE é uma proposta de curso em rede nacional, apresentado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e instituições de ensino e pesquisa que atuam no país. Pretende fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica à saúde/atenção primária à saúde no país, considerando as diversidades regionais e locais, integrando parcerias entre instituições acadêmicas e gestores da saúde pública. Espera-se com isso, contribuir para iniciativas defensoras do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva.
A opção pelo formato do mestrado profissional enfatiza a desejável parceria entre as instituições de ensino-pesquisa e gestores, e o fortalecimento de redes de saúde-escola. Implica em compreender os serviços de saúde como locais de produção de conhecimento e não apenas de retirada de dados. Para tal, o PROFSAÚDE buscará fomentar o conhecimento metodológico, o desenvolvimento do potencial analítico e da capacidade de reflexão crítica dos profissionais envolvidos com a Estratégia Saúde da Família/APS e com a mudança no modelo assistencial.