05/09/2025 às 13h20 - Atualizado em 05/09/2025 às 17h27

UnDF realiza eleição para composição de conselhos superiores

Vagas em três colegiados são destinadas à comunidade universitária. Candidaturas poderão ser inscritas a partir de 16 de setembro

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) lançou edital para a escolha de representantes da comunidade universitária que preencherão as vagas eletivas do Conselho Universitário (Consuni), do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão (Consepe) e do Conselho Administrativo do Fundo da Universidade (CADFunDF), para o biênio 2025-2027. As inscrições das candidaturas para os três colegiados deverão ser feitas no período de 16 a 19 de setembro deste ano, em plataforma on-line a ser disponibilizada no site da UnDF.  As regras do processo eleitoral foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (5).

Participam das eleições os servidores do quadro técnico-administrativo, estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados, e docentes em efetivo exercício na UnDF ou nas suas escolas vinculadas ― Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS); Escola Superior de Gestão (ESG); Escola Superior de Polícia Civil (ESPC); Escola Superior de Educação, Magistério e Artes (EEMA) e Escola Superior de Engenharias, Tecnologia e Inovação (ESETI) ― independente da área de atuação. 

A condução do processo eleitoral será feita pela Comissão Eleitoral Provisória da UnDF (CEPUnDF), instituída pela Portaria nº 45, de 18 de agosto de 2025. Guilherme Baroni,  presidente do colegiado,  explica que a Universidade tem envidado esforços para oportunizar e assegurar eleições democráticas, transparentes e representativas para seus colegiados. 

“Este é um momento em que nossa comunidade acadêmica é chamada a se engajar no processo eleitoral, conhecendo os candidatos e suas propostas. Mais do que escolher representantes, trata-se de uma oportunidade de debater ideias e ações que fortalecem o projeto institucional. Que o pleito marque mais uma etapa de consolidação da UnDF como uma importante instituição de ensino superior do Distrito Federal e região”, conclama Baroni.

A participação democrática na gestão acadêmica e na administração universitária, lembra Simone Benck, reitora pro tempore da UnDF, está prevista na Lei complementar nº 987/2021 (normativa que cria a Universidade), no Estatuto, no Regimento Geral, e no Decreto nº 42.987/2022, que dispõe sobre a criação do Fundo da Universidade do Distrito Federal - FunDF e do seu Conselho Administrativo. “O Distrito Federal tem um histórico muito responsável e consistente com os processos democráticos de constituição e implantação de espaços colegiados de tomadas de decisão. Não poderia ser diferente na UnDF, que já caminha para o último ano da gestão pro tempore com a universidade implantada”, destaca.

“Esse é um grande passo que a universidade dá para que toda a comunidade acadêmica e sociedade civil possam assumir a responsabilidade das decisões universitárias. Um passo que antecede à escolha, em 2026, do novo reitor da universidade, também, nos termos da gestão democrática”, complementa Simone Benck.

Sobre a eleição 

De acordo com o edital, a eleição ocorrerá, em turno único, no dia seis de outubro por meio de sistema eletrônico a ser previamente divulgado no site da UnDF.  O voto é direto, secreto e facultativo. 

Cada eleitor poderá votar apenas na representação correspondente ao seu segmento (docente em docente, discente em discente, técnico-administrativo em técnico-administrativo), de acordo com a sua vinculação ao órgão setorial e observando as composições de cada colegiado. No ato da inscrição da candidatura, cada representante titular deverá indicar, obrigatoriamente, o seu respectivo suplente.

A auditoria do sistema eletrônico de votação será realizada pela Controladoria Setorial da UnDF, antes, durante e após o pleito, com a finalidade de verificar sua confiabilidade, integridade, segurança e rastreabilidade, assegurando a transparência e a lisura do processo eleitoral. 

 “A Controladoria Setorial acompanhará e auditará a execução do processo eleitoral, nos termos estabelecidos no respectivo edital, observando a regularidade dos procedimentos, a aderência às normas aplicáveis e a conformidade dos registros no sistema eletrônico. O objetivo é garantir que o resultado reflita com fidelidade a manifestação dos votantes”, afirma o controlador setorial Raphael Augusto.

A divulgação do resultado final da eleição está prevista para o dia 14 de outubro. 

 

Quadro de vagas em cada conselho

Representantes

O Consuni e o Consepe são constituídos nos termos da legislação vigente por membros natos e eleitos, garantida a representação de todos os segmentos universitários e da sociedade civil.

Para a composição do Consuni são destinadas cinco vagas para docentes, sendo cinco (5) titulares e seus suplentes, pertencentes ao mesmo segmento, eleitos pelos seus respectivos pares, sendo um (1) representante docente de cada órgão setorial ― Escolas Superiores (ESCS, EEMA, ESETI, ESG e ESPC).   

Para  os estudantes, são destinadas  4 (quatro) vagas de titulares e seus suplentes, sendo duas (2) de graduandos e duas (2) de pós‑graduandos, eleitos pelos seus respectivos pares. Os representantes do corpo técnico-administrativo poderão concorrer a duas (2) vagas de titulares e seus respectivos suplentes. 
No caso da eleição para o Consepe,  apenas as vagas eletivas de coordenadores admitem suplentes. As vagas destinadas a docentes são: um (1) coordenador(a) de curso de pós-graduação; um (1) coordenador(a) de curso de graduação; e três (3) representantes do corpo docente de cada Centro Interdisciplinar: Centro de Ciências Humanas, Cidadania e Meio Ambiente (COCHCMA), Centro de Educação, Magistério e Artes (COEMAG), Centro de Engenharias, Tecnologia e Inovação (COETI) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (COCBS), totalizando 12 representantes.

Para a representação estudantil no Consepe são destinadas seis (6) vagas titulares, sendo quatro (4) para estudantes de graduação e duas (2) de pós‑graduação, eleitos pelos seus respectivos pares. Já para os representantes do corpo técnico-administrativo são destinadas três (3) vagas titulares.

Para o Conselho Administrativo do Fundo da UnDF (CAFUnDF), há uma (1) vaga eletiva disponível para o corpo docente e uma (1) vaga para os discentes.

Colegiados institucionais 

Conselho Universitário (Consuni) -  Órgão máximo deliberativo da UnDF, responsável por estabelecer diretrizes gerais para a universidade, aprovar o regimento geral e o estatuto, além de deliberar sobre questões acadêmicas e administrativas de relevância institucional.
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) -  Órgão superior responsável por deliberar sobre políticas e diretrizes relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão na UnDF.
Conselho Administrativo do Fundo da UnDF (CAFUnDF) - Órgão colegiado responsável pela gestão e administração do Fundo da Universidade do Distrito Federal (FunDF), conforme estabelecido pelo Decreto nº 42.987/2022, possuindo composição própria em razão de sua natureza administrativa e finalidades específicas.

Os três conselhos são presididos pela Reitoria da Universidade que é o órgão responsável pela administração da UnDF, conforme define o art. 4º da Lei Complementar nº 987/2021.  

Todas as informações sobre o edital e o cronograma do processo eleitoral estão disponíveis no site da UnDF. Demais esclarecimentos e dúvidas devem ser encaminhadas para a Comissão Eleitoral Provisória no e-mail cepu@undf.edu.br