‘Diálogos sobre saúde mental, políticas públicas e Universidade’ é o tema da extensão universitária proposta pela docente Kissila Mendes, da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF. A atividade é voltada para a comunidade acadêmica, bem como para o público externo, e terá início no dia 8 de maio. Os encontros acontecem das 16h às 18h, uma vez por semana, no Campus Norte da UnDF. As inscrições podem ser realizadas pelo link: INSCREVA-SE AQUI.
Com foco em estudantes de graduação e trabalhadores de saúde, com o objetivo de dialogar a respeito das concepções sobre saúde mental, sobre a rede de serviços de saúde existentes no DF e seus desafios, bem como o histórico, pressupostos e dilemas que embasam tal temática no Brasil, a extensão acontecerá em seis encontros e terá certificação de 10 horas, mediante 75% de frequência nos encontros.
“Nunca se falou tanto em saúde mental! Se, por um lado, termos espaço e falas desmistificando tabus acerca do tema é de extrema relevância, por outro, se percebe uma cooptação a partir de vieses patologizantes e medicalizantes que mascaram aspectos, sobretudo sociais, fundamentais para qualquer debate sobre saúde mental”, explica Kissila Mendes. Em linhas gerais, a extensão pretende debater o conceito de saúde mental, história e reflexões sobre a loucura; aspectos históricos da saúde mental e da atenção psicossocial no Brasil a partir de perspectiva crítica e reflexiva.
“Então, afinal, o que é saúde mental? A partir dessa questão se desenrolará o curso que, por meio de linguagem e conteúdo adequados a todos os públicos de maneira interdisciplinar, pretende ainda apresentar sobre as políticas públicas e a rede de atenção psicossocial no País, com foco do DF, municiando a comunidade acadêmica e demais participantes sobre possibilidade de articulação de redes e manejo em saúde mental, desmistificando paradigmas manicomiais”, disserta a docente. “Vejo que a Universidade tem papel educativo e de difusão fundamental sobre o tema, mas também pode ser fonte de sofrimentos. Tentaremos abordar tais questões no curso”, conclui Kissila Mendes .
Cronograma
⇒ 8/5 – Ampliar o conceito de saúde mental (convidado: Professor Pedro Costa – UnB)
⇒ 15/5 – Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica no Brasil;
⇒ 22/5 – Exibição de Filme e debate – Bicho de sete cabeças;
⇒ 29/5 – Política Pública de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial;
⇒ 5/6 – Diálogos sobre saúde mental em diferentes contextos (convidados a confirmar).
Serviço:
Diálogos sobre saúde mental, políticas públicas e Universidade
Objetivo: dialogar a respeito das concepções sobre saúde mental, sobre a rede de serviços de saúde existentes no DF e seus desafios, bem como o histórico, pressupostos e dilemas que embasam tal temática no Brasil.
Vagas: sem limite de inscritos
Data prevista para o início: 08/05/2024
Carga horária por encontro: 2 horas
Total da carga horário do semestre para Certificação: 10 horas
Local: Campus Norte da UnDF – CA 2 – Lago Norte/DF
Horário: das 16h às 18h
Link de inscrição: https://forms.gle/CXu8tn2wtsGaF3Pq8
Governo do Distrito Federal
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815