Setor realiza atendimentos presenciais, por telefone e e-mail, além das plataformas: Sistema OUV-DF e Sistema e-SIC
A Ouvidoria é o canal de comunicação entre as instituições pertencentes ao poder público e a sociedade civil organizada. Na Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UNDF ela se constitui como um espaço estratégico, humanizado e democrático de comunicação interna e externa que visa a fortalecer os mecanismos de cidadania, a partir dos princípios da transparência, da equidade, da responsabilidade colaborativa, da acessibilidade e da humanização.
Este espaço da UnDF tem a função de receber manifestações que podem ser classificadas em: reclamações, solicitações, informações, sugestões, elogios e denúncias, mas ela vai além disso. A Ouvi|UnDF tem como norte a função de garantir a imparcialidade na resolução dos problemas e mediação de conflitos, pautada na eficiência e transparência dos atos públicos e alicerçada nos princípios éticos e morais da instituição.
Partindo dos índices alcançados pela UnDF e publicizados pelo Painel de Dados da Ouvidoria-Geral do DF em 2022, o índice de satisfação com o serviço da Ouvidoria foi de 52% e o índice de recomendação de 57%, os valores são representativos a considerar o momento de implementação que a Universidade se encontra. Os dados refletem o importante papel que as Ouvidorias Públicas desempenham de ação democrática, envolvendo os direitos à cidadania, a participação coletiva e a melhoria de um serviço para o bem comum de todos.
Tendo também como premissa tudo o que envolve as relações humanas na comunidade acadêmica, a Ouvi|UnDF trabalha, neste momento, na produção da Política de Humanização da Universidade, um importante mecanismo para consolidação da Política de Educação Superior Pública Distrital tendo como propósito favorecer o desenvolvimento de uma consciência crítica e cidadã que dissemine valores e atitudes práticas que assegurem a promoção do cuidado individual e coletivo no espaço universitário. Nessa proposta, o olhar para o outro é de que as pessoas não são, mas estão sempre sendo, ressignificando e criando a sua história por meio das relações sociais, políticas, culturais e afetivas.
Este trabalho preconizado no Regimento Geral da UnDF será operacionalizado em parceria com a diretoria de Assistência Estudantil e Humanização – DIAE, que atua nas frentes de trabalho referentes aos seguintes eixos: Moradia, Transporte e Alimentação para os estudantes da UnDF e Escolas Superiores integradas à instituição, bem como das bolsas de iniciação científica, que também estão em fase de desenvolvimento em parceria com a Ouvi | UnDF.
Como extrato de um ano intenso de trabalho, a Ouvi |UnDF realiza devolutivas para toda a sociedade, com a publicização, por meio do site oficial da Universidade, de Relatórios Trimestrais e Anuais, Carta de Serviços, Plano de Ação, destacando projetos desenvolvidos ao longo do ano. Até o momento, desde a sua recente concepção, que envolve a participação e formação continuada em cerca de 25 cursos, a Ouvidoria da Universidade já produziu três relatórios.
Canais de atendimento da Ouvidoria UnDF
Quais são os tipos de manifestação?
– Reclamações
– Denúncias
– Sugestões
– Elogios
– Informações
Quais são os requisitos e documentos necessários para manifestação do cidadão?
Registro Identificado: apresentação do documento de identificação válido (Carteira de Identidade, CPF, CNPJ, Título de Eleitor, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira Funcional, CNH (modelo novo) e Certificado de Reservista.
Possibilidade de sigilo conforme Art. 23, Inciso I, do Decreto nº 36.462/2015.
Registro Anônimo: haverá análise preliminar para confirmar se os fatos apresentados são verdadeiros.
Governo do Distrito Federal
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