Governo do Distrito Federal
13/02/23 às 14h56 - Atualizado em 15/03/23 às 15h06

Ouvi |UnDF que trabalha as perspectivas de Fala, Escuta e HumanizAÇÃO

Setor realiza atendimentos presenciais, por telefone e e-mail, além das plataformas: Sistema OUV-DF e Sistema e-SIC

A Ouvidoria é o canal de comunicação entre as instituições pertencentes ao poder público e a sociedade civil organizada. Na  Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UNDF ela se constitui como um espaço estratégico, humanizado e democrático de comunicação interna e externa que visa a fortalecer os mecanismos de cidadania, a partir dos princípios da transparência, da equidade, da responsabilidade colaborativa, da acessibilidade e da humanização.

Este espaço da UnDF tem a função de receber manifestações que podem ser classificadas em: reclamações, solicitações, informações, sugestões, elogios e denúncias, mas ela vai além disso. A Ouvi|UnDF tem como norte a função de garantir a imparcialidade na resolução dos problemas e mediação de conflitos, pautada na eficiência e transparência dos atos públicos e alicerçada nos princípios éticos e morais da instituição.

Partindo dos índices alcançados pela UnDF e publicizados pelo Painel de Dados da Ouvidoria-Geral do DF em 2022, o índice de satisfação com o serviço da Ouvidoria foi de 52% e o índice de recomendação de 57%, os valores são representativos a considerar o momento de implementação que a Universidade se encontra. Os dados refletem o importante papel que as Ouvidorias Públicas desempenham de ação democrática, envolvendo os direitos à cidadania, a participação coletiva  e a melhoria de um serviço para o bem comum de todos.

Tendo também como premissa tudo o que envolve as relações humanas na comunidade acadêmica, a Ouvi|UnDF trabalha, neste momento, na produção da Política de Humanização da Universidade, um importante mecanismo para consolidação da Política de Educação Superior Pública Distrital tendo como propósito favorecer o desenvolvimento de uma consciência crítica e cidadã que dissemine valores e atitudes práticas que assegurem a promoção do cuidado individual e coletivo no espaço universitário. Nessa proposta, o olhar para o outro é de que as pessoas não são, mas estão sempre sendo, ressignificando e criando a sua história por meio das relações sociais, políticas, culturais e afetivas.

Este trabalho preconizado no Regimento Geral da UnDF será operacionalizado em parceria com a diretoria de Assistência Estudantil e Humanização –  DIAE, que atua nas frentes de trabalho referentes aos seguintes eixos: Moradia, Transporte e Alimentação para os estudantes da UnDF e Escolas Superiores integradas à instituição, bem como das bolsas de iniciação científica, que também estão em fase de desenvolvimento em parceria com a Ouvi | UnDF.

Como extrato de um ano intenso de trabalho, a Ouvi |UnDF realiza devolutivas para toda a sociedade, com a publicização, por meio do site oficial da Universidade, de Relatórios Trimestrais e Anuais, Carta de Serviços, Plano de Ação, destacando projetos desenvolvidos ao longo do ano. Até o momento, desde a sua recente concepção, que envolve a participação e formação continuada em cerca de 25 cursos, a Ouvidoria da Universidade já produziu três relatórios.

Canais de atendimento da Ouvidoria UnDF

Quais são os tipos de manifestação?

– Reclamações

– Denúncias

– Sugestões

– Elogios

– Informações

Quais são os requisitos e documentos necessários para manifestação do cidadão?

Registro Identificado: apresentação do documento de identificação válido (Carteira de Identidade, CPF, CNPJ, Título de Eleitor, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira Funcional, CNH (modelo novo) e Certificado de Reservista.

Possibilidade de sigilo conforme Art. 23, Inciso I, do Decreto nº 36.462/2015.

Registro Anônimo: haverá análise preliminar para confirmar se os fatos apresentados são verdadeiros.

Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes - UnDF

Governo do Distrito Federal

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815