Na ocasião, também foi assinado termo de compromisso para a construção de edificação em área localizada no centro de visitantes do JBB
O Jardim Botânico de Brasília é uma área protegida, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, cuja missão é a constituição e a manutenção de coleções de plantas, desenvolvimento de pesquisa, educação ambiental e lazer orientados para a conservação da biodiversidade. Inaugurado no dia 8 de março de 1985, o Jardim Botânico de Brasília está comemorando este ano seu 38º aniversário e a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, esteve presente na celebração.
A cerimônia oficial de aniversário aconteceu no Salão de Exposição do JBB. Na ocasião, a Diretora Executiva do Jardim Botânico, Aline De Pieri, discursou sobre o Jardim Botânico de Brasília e sua importante missão de conservação, apresentando suas conquistas nos últimos anos e futuros projetos. Durante o evento ocorreu o plantio de um ipê amarelo em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, além da entrega do Certificado Agente Ambiental aos colaboradores da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – FUNAP-DF, doação da obra Catedral do Cerrado produzida pela artista têxtil, Bianca Barbosa.
Predominantemente composto por vegetação do Cerrado em excelente estado de conservação, que pode ser apreciado nas trilhas interpretativas abertas à visitação pública, o JBB celebrou também, na ocasião, parceria por meio da assinatura de termo de compromisso com a UnDF, para construção de edificação em área localizada no centro de visitantes do JBB, cujo objeto principal é a realização dos cenários de prática e aprendizagens dos cursos ofertados pela Escola Superior do Cerrado – ESC, unidade ligada ao Centro de Ciências Humanas, Cidadania e Meio Ambiente da Universidade do Distrito Federal – UnDF.
Mais sobre a programação do JBB no Mês da Mulher
O JBB é conhecido como o “Jardim do Cerrado” sendo o primeiro Jardim Botânico do mundo a ter uma coleção de plantas in situ. Para celebrar a data, o JBB preparou uma programação especial. Entre as atividades planejadas estão exposições de arte, mostra de bonsai, recital de violino, feira de orquídeas. Nos dias 8 e 9 de março haverá a exposição de bordados “Entrelinhas, bordado livre”.
O evento será realizado no Salão de Exposições do Centro de Visitantes do JBB, das 9h às 17h. Convidadas pelo Jardim Botânico de Brasília para expor em seu aniversário e Dia Internacional das Mulheres, as bordadeiras do Entrelinhas reuniram trabalhos diversos que apresentam sua arte com referências que expressam a diversidade da alma e do universo feminino.
A primeira Mostra de Bonsai da Confraria Bonsai de Brasília ocorrerá nos dias 11 e 12 de março de 9h às 17h. Além da exposição que ocorrerá no Salão de Exposição do Centro de Visitantes do JBB, o evento contará com stands de vendas de bonsai e curso introdutório de bonsai gratuito com vagas limitadas e ocupadas por ordem de chegada. As aulas irão ocorrer no dia 12 de março em dois turnos: de 10h às 12h e de 14h às 16h. Ao final do curso, os alunos receberão um bonsai para cultivarem, contando com suporte da Confraria Bonsai de Brasília para eventuais dúvidas. O objetivo da mostra é fortalecer o cenário do Bonsai em Brasília, promovendo a integração de pessoas em prol do Bonsai.
No dia 19 de março às 10h30, no Salão de Exposições do Centro de Visitantes do JBB contaremos com um concerto da Camerata do Cerrado, que sob direção artística da violinista e professora Luciana Caixeta, apresentará a produção pedagógica e artística do grupo, contando com a participação especial do violinista Ricardo Palmezano e do oboísta José Medeiros, músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. No repertório, obras de J.S. Bach, a suíte “Viajando pelo Brasil” de Ernst Mahle e “Mourão” de Guerra Peixe.
Confira aqui o restante da programação
Com informações do Jardim Botânico de Brasília
Governo do Distrito Federal
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815