Em um contexto de transformações no ensino e nas formas de aprendizagem no âmbito da educação superior pública, a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF, por meio do Núcleo Universal, incluiu um conjunto de conhecimentos voltados à formação integral do estudante na matriz curricular dos seus cursos de graduação. O tema foi abordado na Semana de Acolhimento Docente da UnDF.
A proposta do Núcleo Universal, sob a coordenação da Escola de Educação, Magistério e Artes – EEMA, é integrar os conhecimentos práticos, diversidade de saberes, vivências, realidade social dos estudantes e do Distrito Federal aos conhecimentos acadêmicos científicos específicos de cada curso de graduação. “O Núcleo Universal foi pensado considerando a necessária formação profissional fortalecida na dimensão humana, para isso, discute sobre a complexidade do ser humano, as relações que se dão na sociedade, a cultura do território, a formação integral do sujeito”, explicou Enam Pires.
Enam Pires, coordenadora do Centro Interdisciplinar de Engenharia, Tecnologia e Inovação
Na prática, a proposta apresentada pelo Núcleo Universal prevê a inclusão de unidades curriculares que valorizam a formação integral do sujeito. “Todos os cursos novos da UnDF contemplarão em seu Projeto Pedagógico de Curso o espaço para unidades curriculares desse Núcleo Universal. Foi necessário variar a carga horária de acordo com as Diretrizes Curriculares previstas para o curso”, detalhou a coordenadora. A ideia, então, é a de que todos os estudantes, independente do curso que tenham escolhido, tenham contato em sala com colegas de outros cursos, assim como os professores darão aulas em uma das diferentes graduações ofertadas pela UnDF.
Equipe pedagógica – UnDF
As unidades curriculares propostas para os cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico possuem cargas horárias de 20h, 40h, 60h e 80h. Fazem parte da matriz curricular, por exemplo, as de caráter obrigatório como Metodologias Problematizadoras, Culturas Digitais, Desenvolvimento Humano, Cultura e Sociedade no Planalto Central. Há ainda algumas opções eletivas, como Pensamento filosófico na construção do conhecimento, Corpo e Movimento, Multiculturalismo e Subjetividade, Formação Social Brasileira, Sustentabilidade, Vida, Bem-estar e HumanizAÇÃO, Libras entre outras.
De acordo com Enam Pires, os objetivos do Núcleo Universal da UnDF são constituir-se como ponto de encontro de conhecimentos, em uma perspectiva transdisciplinar, que provoquem a problematização da realidade social dos estudantes no intuito de promover a produção de novos sentidos e significados sobre o que se aprende e o que se ensina, com vistas ao fortalecimento da perspectiva crítico-emancipatório e humanista de formação da UnDF. “Investir na formação de formadores: cidadão que se percebe e atua como formador em todo espaço de atuação”, complementou.
Governo do Distrito Federal
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815