2/06/23 às 18h46 - Atualizado em 12/06/23 às 10h34
Documento Orientador
Com o objetivo de colaborar com a Organização do Trabalho Pedagógico e tornar o ambiente social de aprendizagem um espaço relacional dialógico, promotor do desenvolvimento humano e que acolha a diversidade, o presente documento apresenta orientações pedagógicas que possam favorecer as aprendizagens, promovendo o uso de metodologias problematizadoras, conforme preconiza o art. 7º, inciso , do Estatuto da Universidade do Distrito Federal – UnDF, como diretriz de atuação que possibilite:
- Um espaço convidativo aos saberes prévios dos estudantes, à reflexividade e à postura crítica diante do que se aprende;
- A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- A unidade entre a teoria e a prática como forma de se gerar inteligibilidade e atuar sobre a realidade;
- Uma proposta de trabalho em que a prática, a pesquisa e a produção de gêneros científicos acadêmicos são trazidas, ao contexto formativo, desde o início do curso;
- O protagonismo do estudante na produção de novas ideias e o acolhimento à diversidade;
- A compreensão das singularidades dos estudantes e docentes no seu processo de dar sentidos e significados ao que se ensina e aprende;
- A escolha de práticas avaliativas inclusivas comprometidas com a processualidade do sujeito que aprende, permitindo-o compreender e reorientar o seu processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que possibilita, ao docente, novos olhares ao seu planejamento e possíveis adaptações curriculares, quando necessárias;
- A abertura às vivências docentes para se gerar novas possibilidades na organização do trabalho pedagógico, ressignificando-a e propondo práticas inclusivas, inovadoras e criativas;
A perspectiva de inovação na educação superior como promoção de uma ação pedagógica qualificada, impulsionando as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, favorecendo produtivas interações com a sociedade com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento humano, social e tecnológico;
BAIXE AQUI – DOCUMENTO ORIENTADOR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO